
Estudando a possibilidade de ampliar seu loft com novas espécies de passaros? Se você não tem certeza de qual escolher, por que não experimentar o pombo torcaz? Tenho certeza de que não irá decepcioná-lo como pássaro.
De onde é esse pombo?
O pombo-torcaz, conhecido pelo nome científico columba palumbus, também é chamado simplesmente de pombo-torcaz e é comum em toda a Europa temperada, bem como no Norte da África e no Oriente Médio.
São sedentários, mas quando se reproduzem em regiões frias migram para o sul durante os meses de inverno. Gostam de viver em florestas, áreas arborizadas ou matas ribeirinhas. Quando procuram comida, é normal que se dirijam aos prados quando a comida escasseia. Em jardins urbanos que possuem muitas árvores é comum vê-las.
E como é o pombo torcaz?
Dentro da família dos pombos é grande, medindo entre 38 – 44 cm, e pode pesar mais de 615 gramas, o que o torna um pombo bastante robusto. Não apresenta dimorfismo sexual, portanto testes de DNA devem ser utilizados para determinar seu sexo para reprodução.
A cabeça é menor que o resto do corpo. As asas e a cauda são mais longas que as de outros pombos europeus. Sua maior característica são as manchas brancas que apresenta em ambos os lados do pescoço, bem como a faixa branca no topo de cada asa que só é visível quando está voando, facilitando a diferenciação dos demais pombos.
A cor da plumagem, regra geral, é acinzentada, com tons azulados na cabeça, castanha no dorso e um pouco mais clara na parte inferior, sendo o peito colorido em tom vinho. Possui iridescência verde na região do pescoço. As penas primárias e secundárias são pretas, assim como a cauda terminando em uma faixa preta. A cor do bico é rosa, exceto a ponta, que é amarelo-alaranjada.
Cinco subespécies são reconhecidas:
- Columba palumbus azorica: Pode ser encontrada nas ilhas dos Açores.
- Columba palumbus casiotis: Reside no sudeste do Irã e se estende até o Nepal.
- Columba palumbus iranica: Pode ser encontrada no Irã, no sul, e no Turcomenistão.
- Columba palumbus maderensis: Está extinta e vivia na Madeira.
- Columba palumbus palumbus: A espécie nomeada, que é difundida no oeste e norte da África.
O que mais se sabe sobre este pássaro?
Embora seja uma ave normalmente mantida em aviários, destina-se mais à reprodução e reprodução do que como ave de estimação. Muitos os treinam para tê-los como aves voadoras, pois são muito bons voadores, mas não são tão bons para exposições ou competições de poleiro.
Sua dieta consiste principalmente em matéria vegetal, como folhas de árvores, quando tenras, e plantas herbáceas pertencentes à família Caryophyllaceae ou Cruciferae. Também pode ser visto comendo grama, sementes e armas. Durante o outono é normal vê-los comendo bolotas e figos, enquanto no inverno alimentam-se principalmente de rebentos de árvores e sementes. Para completar a dieta, comem larvas e pupas de formigas, além de insetos moles e aracnídeos. Às vezes eles gostam de comer invertebrados.
É durante o mês de março que começa o período de namoro entre o macho e a fêmea, com um voo amoroso e um forte bater de asas durante o voo. Parece ser uma ave que pode ter duas ninhadas por ano, embora seja normal que seja apenas uma. A fêmea põe dois ovos, que incuba em média 18 dias e os filhotes ficam aos cuidados dos pais até completarem pouco mais de um mês.