Skip to content

Rola-brava o rola-comum

rola brava o comun

Por que complicar tanto na hora de escolher que tipo de ave cuidar quando é tão fácil escolher uma rola? Um lindo pássaro que sem dúvida você vai adorar cuidar, como a pomba europeia.

Onde esse pássaro mora?

A rola-europeia, conhecida pelos especialistas como streptopelia turtur, pertence à família Columbidae (pombo) e vive na Europa, Norte de África e Ásia Central, sendo uma das variantes mais difundidas da espécie.

De acordo com um relatório europeu para Aves Comuns de 2007, a população desta espécie diminuiu 62% nos últimos anos, devido a práticas agrícolas que tornam os alimentos para esta espécie mais escassos.

É um pássaro tão lindo?

É uma ave de aspecto esguio, mas de tamanho pequeno, medindo entre 24 – 25 cm, pesando até 170 gramas. Não apresenta dimorfismo sexual, portanto deve-se utilizar testes de DNA para determinar seu sexo.

Possui plumagem marrom, com pescoço, cabeça e flancos cinza, enquanto nas laterais do pescoço apresenta uma mancha listrada de preto e branco. As asas apresentam um padrão que parece escamoso, pois suas coberturas apresentam tom enegrecido na região central com bordas cor de canela.

As penas de voo, tanto nas asas quanto na cauda, ​​são marrom-escuras, mas a cauda tem a ponta branca, exceto as penas centrais e laterais, que são brancas. O bico é preto, com uma área vermelha nua. A íris é amarela. Quando jovens, costumam apresentar tons marrons mais opacos, sem manchas no pescoço.

Quatro subespécies são reconhecidas:

  • Streptopella turtur turtur: Qual é a espécie nominal e se estende por toda a Europa, Ásia e África.
  • Streptopella turtur arenoso: Que reside nas Ilhas Baleares, no noroeste da África e no Irã, bem como no extremo oeste da China.
  • Streptopella turtur hoggara: Reside no sul do Saara.
  • Streptopella turtur rufescens: Pode ser encontrada no Egito e também na parte norte do Sudão.

O que mais se sabe sobre esta espécie?

Talvez seja pela redução da sua espécie atualmente, que a sua criação esteja apenas nas mãos de criadores experientes que lhes possam oferecer as condições adequadas para que possam reproduzir-se. Embora a sua população seja bastante reduzida, na antiguidade era uma ave muito apreciada, tanto pelo seu canto como pela sua aparência, razão pela qual se tornou um símbolo de paz. Em assuntos religiosos é também uma ave muito preciosa, nomeada no nascimento de Jesus Cristo.

Vivem em campos arborizados, pastagens e outras matas abertas com bastante vegetação, preferindo estar próximos a pastagens e áreas agrícolas onde possam obter alimento. Normalmente, formam bandos nos restolhos para poderem ir buscar grãos no final do verão, após a colheita. Alimentam-se especialmente de pequenas sementes e gramíneas.

Durante a primeira, pequenos grupos podem ser vistos atravessando a Europa, vindos de África, a caminho dos chamados “quartos de reprodução” no final de Abril e só regressam a casa em Setembro.

O processo realizado pela pomba-tartaruga para o cortejo é muito semelhante ao do pombo torcaz, mas com um voo menos ondulante e com sons de cliques feitos com as asas à medida que descem. Constroem o ninho com pequenos galhos e um pouco de vegetação. O normal é que a ninhada seja de 2 ovos, podendo ser feitas duas ou três ninhadas por temporada. Os filhotes demoram cerca de três semanas para eclodir e não saem do ninho até completarem um mês de idade.