Skip to content

Pombo Jacobin o cabeça do mouro

pombo jacobin o cabeza de mouro

Quem não gostaria de ter uma linda pomba que se destaca na sua sala? Ou dedicar-se à criação de uma ave única e bela? Bem, é assim que são os pombos jacobinos!

Um pássaro de grande beleza

Esta espécie de origem alemã, embora não se saiba quando surgiu, é semelhante ao pombo preto parisiense, mas com patas brancas.

É um pombo de grande beleza que costuma ser muito comum em exposições de pombos em todo o mundo, sendo um dos mais famosos pelo seu aspecto curioso.

Por que é chamado de “jacobino”?

Este pombo tem um tamanho de 35 a 40 cm e pode pesar até 500 gramas. Não apresenta dimorfismo sexual, portanto a única forma de diferenciar os sexos é através de um teste de DNA.

A razão pela qual é conhecida como “jacobino” deve-se às penas do seu nunca, que se erguem do seu dorso formando uma espécie de véu, que lembra um turbante. Daí o seu nome.

A cabeça, o pescoço e a parte superior do peito são pretos, enquanto o resto das penas do corpo são brancas. Exceto as penas da cauda, ​​que também são pretas.

É uma das espécies de pombos cujas penas cobrem as pernas, quase parecendo que as próprias penas são as pernas. Isso lhe confere uma aparência única e bastante bonita. Mas, por esse motivo, requer muitos cuidados.

Um pombo que não é para todos

É uma linda pomba, quem vai duvidar disso? No entanto, não é feito para todos os cuidadores. Quem procura um pombo doméstico deve esquecer de escolher esta espécie.

Pelo tipo de patas que possui, cobertas de penas, requer cuidados muito específicos e delicados. Além disso, é uma espécie para ficar em um pombal, não em uma gaiola pequena. E você precisa que seus cabides sejam de madeira natural, para não danificar as pernas.

É uma ave habituada ao movimento, pelo que o pombal deverá ter espaço suficiente para voar no seu interior, com bastantes poleiros. Não parece ser uma espécie difícil de reproduzir. Bastará ao casal ter um ninho e deixar a natureza seguir seu curso.

Também não são pombos com um carácter muito violento, embora normalmente não gostem muito quando outras aves invadem o seu território. Se você vai ter vários pombos no pombal, certifique-se de que sejam da mesma espécie ou poderão haver brigas.

Quanto à alimentação, não se deve ir além das sementes. De vez em quando dê-lhe um pedaço de fruta, ou coloque vitaminas na água, para cuidar das penas. As porções de pão que você pode dar a ele devem ser muito limitadas a apenas alguns pedaços bem pequenos, algumas vezes por semana. Ele tem tendência a ganhar peso, então preste atenção na quantidade de calorias que você ingere.