
Você é um daqueles que se maravilha com o fantástico mundo da columbofilia? Porque se sim, você vai adorar conhecer o pombo-das-rochas, uma das espécies mais famosas e belas. Certamente chama sua atenção.
O que se sabe sobre este pombo?
O pombo-das-rochas, também conhecido como columba livia, é nativo do sul da Eurásia e do norte da África, sendo o ancestral dos pombos domésticos com os quais costuma ser cruzado para obtenção de novos exemplares.
É normal vê-lo nidificando em paredes rochosas. À primeira vista pode ser confundido com o típico pombo doméstico cinzento, mas os pombos domésticos costumam apresentar uma grande variedade de cores e formatos diferentes.
Ela é muito linda?
É uma ave bastante grande, que pode medir entre 29 – 37 cm, pesando cerca de 360 gramas. Embora seja normal que o pombo doméstico da espécie ultrapasse esse peso, principalmente se não se exercita muito.
A cor da plumagem é cinza azulada, mais escura na região da cabeça, pescoço e peito. Além disso, possui iridescências verdes e violetas. Caracteriza-se por possuir duas faixas pretas e ter a garupa branca. As coberturas inferiores das asas são brancas, enquanto as pontas dos remiges são enegrecidas. Seu bico é de cor enegrecida e possui uma cera esbranquiçada na parte superior.
A fêmea é muito parecida com o macho, mas apresenta um leve dimorfismo sexual, já que a iridescência do pescoço é menos intensa e um tanto restrita às laterais e região posterior. Além disso, o peito é menos volumoso e mais escuro. Os espécimes jovens são semelhantes aos pais, mas menos brilhantes.

Oito subespécies foram reconhecidas (sem contar a nominal):
- Columbia livia dakhlae: Foi descoberta em 1928 e é encontrada em dois oásis no centro do Egito. É menor e mais pálido que as espécies nominais.
- Columbia livia gaddi: É encontrada no Azerbaijão e no Irã, e também pode ser encontrada no leste do Uzbequistão. É maior e mais álico que a subespécie palaestinae, com a qual se mistura na zona ocidental.
- Columbia livia gymnocycla: reside especialmente no Senegal, Guiné, Gana e Nigéria. É menor que a espécie nominal, tendo a cabeça e o ventre de cor quase preta, com a iridescência do pescoço estendendo-se até a cabeça.
- Columbia livia intermedia: Reside no Sri Lanka e na Índia, ao sul do Himalaia. É muito semelhante à subespécie negligenciada, só que possui tons mais escuros.
- Columbia livia negligencia: Vive nas montanhas do leste da Ásia Central e é muito semelhante à espécie nominal, mas com plumagem mais escura com o brilho iridescente do pescoço mais marcado e estendido. Geralmente é misturado com a subespécie intermediária.
- Columbia livia palaestinae: Vive na Síria, Sinai e Arábia. Um pouco maior que o nominal e com plumagem mais escura.
- Columbia livia schimperi: Vive no Delta do Nilo e no Sudão. Semelhante à subespécie targia, mas de cor mais clara.
- Columbia livia targia: Vive nas montanhas do Saara e se estende até o leste do Sudão. Menor em tamanho que as espécies nominais, mas com plumagem bastante semelhante.
Como é ser um pássaro doméstico?
Antes de optar por ter um pombo-rocha, é preciso lembrar que ele possui duas variantes: a selvagem e a doméstica. A grande diferença entre os dois está no quão acostumados estão ao contato humano.
Se você acabar escolhendo este pombo como animal de estimação, deverá oferecer-lhe um grande aviário no qual ele possa se mover e esticar as asas de vez em quando. Adora voar, tanto dentro como fora da gaiola, e não é preciso muito para ganhar sua confiança, já que a variante doméstica está bastante acostumada ao contato com seres humanos.
A alimentação consiste principalmente em misturas de sementes. É preciso ter cuidado para não dar sementes ricas em gordura, pois isso fará com que o pombo engorde. Se você não deixá-lo sair do pombal para que ele possa se mover livremente e esticar um pouco as asas, terá que dar-lhe a quantidade certa de comida.
A sua reprodução revela-se bastante simples e, por ser o ancestral da maioria das espécies de pombos atualmente conhecidas, tem a grande vantagem de poder ser combinado com um grande número de espécies diferentes de pombos para obter novos exemplares.
É uma espécie altamente ameaçada por predadores, como outras aves de grande porte, além de insetos, cães e gatos. Portanto, caso você vá mantê-lo ao ar livre, dentro do seu loft, ele deve estar bem reforçado para que nada aconteça com ele.