Pintassilgo

pintassilgo

Qual é uma das aves mais desejadas pelos amantes da avicultura? Sem dúvida, o pintassilgo é um dos animais tão belos tanto pelas cores da sua plumagem como pela harmonia do seu canto.

Tipos de pintassilgos

O que é um pintassilgo?


Conhecida pelo nome científico de Carduelis carduelis, e pelo nome vulgar de cardelina, é uma ave que pertence à família dos tentilhões. É mais comumente visto no Paleártico ocidental, tanto na Europa como no norte da África e em algumas partes da Ásia perto do oeste.

Na Espanha, em 2003, foram registrados quase 2,8 milhões de exemplares, tornando-a uma das maiores colônias do mundo. São muito parecidos com os canários, mas com um toque um pouco mais selvagem que os torna um pouco diferentes.

As comunidades de pintassilgos encontram-se principalmente em florestas, campos, zonas agrícolas, parques e jardins, bem como em qualquer área herbácea, especialmente se na zona existirem cardos, alimento preferido desta espécie. Tem grande predileção por ambientes quentes.

Qual é a aparência de um pintassilgo?

O pintassilgo é um pássaro pequeno, medindo entre 12 e 13,5 centímetros. Pode pesar no máximo 19 gramas, embora seja normal que seu peso gire em torno de 14.

Se há algo que o caracteriza é a máscara facial vermelha e as asas pretas com listra amarela. Nos exemplares adultos, a plumagem assume aspecto tricolor com padrão cefálico preto e branco. O bico é um bico simples, adaptado à sua dieta.

No caso dos exemplares mais jovens, as asas são idênticas às dos adultos, mas a cabeça e o corpo apresentam tonalidade castanho-acinzentada, adquirindo a típica coloração cefálica tricolor após passarem pela primeira muda no outono. Existem variedades de plumagem, mas tudo depende da época e do ciclo de muda.

É uma ave difícil diferenciar a fêmea do macho, pois quase não existe dimorfismo sexual. Porém, o macho costuma apresentar maior quantidade de vermelho no rosto e as penas nasais são mais escuras. O que poderia ajudar um pouco a diferenciá-lo da fêmea no caso de querer reproduzir a espécie. No entanto, a melhor maneira de distingui-los ainda é usar testes de DNA.

Quanto tempo pode viver um pintassilgo?

Em comparação com outras aves, como o papagaio ou a arara, a expectativa de vida do pintassilgo é muito curta. Normalmente, sua expectativa de vida média varia entre 8 e 10 anos, embora tenham sido vistos alguns exemplares que conseguiram chegar aos 12 anos.

Porém, ao completar 12 anos, também está comprovado que os pintassilgos iniciam a velhice de forma acelerada até a morte, que pode ocorrer em poucos meses. Uma grande curiosidade sobre os machos é que eles conseguem acasalar com canários sem problemas.

Qual é o caráter deste pássaro?

O pintassilgo é uma ave muito ativa e com uma natureza muito feliz. Ele adora cantar e se movimentar de um lugar para outro dentro da gaiola ou ao longo dos galhos das árvores quando está livre.

Como colega de quarto não poderia ser melhor, pois é um animal bastante carinhoso com seu dono e adora alegrar seu dia com música. Além disso, se acostumado desde cedo, pode imitar o ritmo de uma música que ouve muito.

É verdade que ter uma fêmea de pintassilgo é crime?

Em alguns países parece que é considerado crime devido à caça indiscriminada desta ave. Portanto, antes de pensar em trazer uma ave desta espécie para sua casa, você deve verificar a legislação do país para saber se isso é legal ou, pelo contrário, você pode estar cometendo um crime.

Existe uma forma de ter a fêmea, mas para isso temos que considerar a nossa casa como um criadouro autorizado, e em muitos casos a possibilidade de ter uma fêmea nas mãos é negada, por isso temos que ter muito cuidado com isso apontar.

Embora, na verdade, em algumas áreas o sexo masculino também seja considerado crime, especialmente se tiver sido comprado. Para evitar problemas e receber reclamação de alguém para a SEPRONA, você nunca deve comprar um pintassilgo que não tenha anel, pois significa que ele foi capturado ilegalmente. Além disso, se o vendedor não possuir licença silvertrista, não se deve confiar muito na origem da ave.

Embora seja uma espécie bastante difundida em todo o mundo, a caça indiscriminada está a reduzir rapidamente a população, o que tem levado a iniciativas muito duras contra aqueles que capturam estas aves. Sendo proibido:

Capture aves fêmeas. Se o fizerem, terão de ser libertados para permitir que a espécie sobreviva.
Um ninho de filhotes não pode ser capturado, pois é considerado crime grave que pode levar à prisão.
Se você não for um caçador experiente de vida selvagem, é proibido caçar essas aves, a menos que esteja acompanhado por um experiente.
A venda destas aves sem ser animal silvestre é aprovada pelo órgão correspondente. Se você vender essas aves sem esse título, estará cometendo uma infração grave que poderá resultar em multa elevada ou prisão por crime contra a natureza.

Quero me dar bem com meu novo pássaro, o que devo fazer?

Embora, como regra geral, poucas pessoas percam tempo treinando seu pintassilgo, não é impossível obter um pequeno relacionamento com esta ave que seja benéfico para ambos. A primeira coisa é localizar bem a gaiola, para evitar que o pintassilgo se assuste e garantir que ela esteja no principal centro de atividades da casa.

A princípio o pássaro pode parecer assustado, o que é normal, mas aos poucos vá se aproximando da gaiola até se acostumar com a sua presença. Ele pode eventualmente se aproximar das paredes da gaiola quando vir você aparecer. Porém, ainda não será o momento de tocá-lo, então não se surpreenda se tentar e acabar levando um bom selinho.

Para colocá-lo em seu dedo, a primeira coisa que você precisa fazer é ganhar a confiança dele. Conseguir isso levará tempo, então seja paciente. Abra a porta da gaiola e coloque na mão sementes de cardo, seu alimento preferido, para que ele se aproxime aos poucos e coma. A princípio ele pode não chegar perto, mas não tenha medo, mais cedo ou mais tarde ele acabará chegando perto.

O material também é muito importante, pois existem alguns que são muito tóxicos para esses pequenos animais, como o zinco, então opte sempre por um de aço inoxidável. Além disso, certifique-se de que haja uma boa bandeja na base que possa ser facilmente removida durante a limpeza. O próximo aspecto são as portas. Os pintassilgos são pássaros pequenos, por isso podem tentar escapar pelas portas por onde passa o comedouro e o bebedouro, acabando ficando presos no processo e podendo levar à sua morte. Portanto, para evitar esse pequeno problema, o melhor é comprar um bebedouro e comedouro que seja fixado por fora e que só tenha uma porta por onde você possa passar a mão.

Os poleiros que você compra são melhor feitos de madeira natural, pois os de plástico que acompanham as gaiolas não servem para lixar bem as garras. Com três cabides você terá o suficiente para se deslocar de um lugar para outro. Brinquedos, uma corda ou uma escada podem ser suficientes, embora seja bom ter algo que possa morder, desde que seja de borracha e de qualidade.

No verão, embora seja uma ave habituada a ambientes quentes, é bom que coloque um copo de água fria na gaiola, para que possa tomar banho sempre que lhe apetecer. Em seguida, retire o copo e coloque-o novamente, com água limpa, no dia seguinte.

É difícil localizar a gaiola de um pintassilgo?

Para localizar a gaiola do pintassilgo, basta seguir as mesmas orientações do resto da ave. A primeira coisa é evitar uma área da casa onde haja muitas correntes de ar, pois o pintassilgo pode pegar um resfriado e adoecer. Também não deve estar em uma área excessivamente quente ou onde o sol brilha por horas. Bem, eu poderia morrer de insolação.

Evite a todo custo colocá-lo em varandas, pois o ruído do trânsito pode estressá-lo e não é um bom lugar para uma gaiola de pássaros, apesar da crença popular. Também não deve colocá-lo perto da televisão por causa do brilho da tela que pode ser prejudicial a ele ou na cozinha, onde pode ser envenenado pela fumaça do que você cozinha.

gaiolas de pintassilgo

O melhor lugar sempre será a sala de estar, pois é onde você tem mais convívio social e assim poderá estabelecer vínculos com os familiares. Além disso, a gaiola deve ficar na altura dos olhos, evitando assim que o pintassilgo se sinta intimidado ou dê sinais de rebeldia ao seu dono.

A gaiola do pintassilgo precisa ser limpa, o que eu faço?

Os pintassilgos são pássaros muito limpos, por isso sua casa deve ser bem limpa. Para começar, a bandeja em que ele faz suas necessidades deve ser trocada a cada dois ou três dias. Você pode colocar jornal para facilitar ou lixar. O comedouro e bebedouro devem ser trocados diariamente e bem limpos pelo menos uma vez por semana para evitar a criação de parasitas que possam atacar o pintassilgo.

Quanto à limpeza da gaiola, esta deve ser feita duas vezes por mês. Use água sanitária diluída em água para limpar bem as barras. A ave deve estar fora da gaiola, em outra gaiola ou solta se você já confia nela, pois a água sanitária é tóxica para ela. Após limpá-lo bem, molhe-o com água e depois seque-o com um pano.

É muito importante que o pintassilgo possa tomar banho em sua gaiola, pois também ajuda a prevenir o aparecimento de parasitas. Nas lojas existem muitos “banhos” para pequenos pássaros. Prepare um banho-maria com algumas gotas de vinagre de maçã e você não terá que se preocupar com a possibilidade de ter parasitas.

E o que eu alimento para meu pintassilgo?

O pintassilgo é uma ave granívora e se alimenta principalmente de sementes. Já existem no comércio alimentos que possuem diferentes combinações de sementes para que esse tipo de ave possa ser alimentado, porém, é sempre bom preparar uma combinação caseira para tê-la pronta.

Principalmente o que o pintassilgo mais gosta são as sementes de cardo, que também são muito ricas para ele devido ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes. Porém, você não pode alimentá-lo apenas com esta semente, por mais rica que ela seja para ele. Por esse motivo, devem ser fornecidas sementes de outras plantas, como bolsa-de-pastor, beldroegas, papoula, girassol, dente-de-leão ou aveia. Estas sementes podem ser administradas durante todo o ano e diariamente sem correr qualquer risco, desde que não seja ultrapassada a dose diária recomendada.

O melhor é preparar uma combinação que contenha alpiste, cipó, colza, alface preta, alface branca, aveia, gergelim, papoula do ópio, perilla, cânhamo e aveia decorticada junto com algumas sementes de cardo para garantir que tenha a dose necessária de nutrientes e vitaminas diariamente.

É uma ave que também consome alguns vegetais como endívias, tomates ou alface, que devem ser dados bem picados para que não tenha muitos problemas em comê-los algumas vezes por semana. Também gostam de frutas como laranja, pera, maçã ou morango, que são uma fonte muito rica de vitaminas para esta ave. Pelo menos três vezes por semana esta ave deve comer uma mistura de frutas, que pode ser um substituto perfeito para as sementes.

Enriqueça o relacionamento com seu pintassilgo.

Embora seja verdade que o pintassilgo não é um animal tão apegado quanto um periquito, ele gosta de algo que o motive a ser feliz. Afinal, ficar trancado em uma gaiola não é algo que vai lhe trazer muita alegria no dia a dia.

Por isso, uma das opções é oferecer um companheiro de gaiola ao pássaro, principalmente se ele estiver imprimido, para que ele não se sinta sozinho. É melhor que seja outra ave da mesma espécie, mas também se dá bem com canários e aves de tamanho semelhante. Outra opção é usar músicas relaxantes, como a música clássica, um tipo de música que eles adoram ouvir porque os relaxa.

pintassilgo

Claro, sempre há outra opção: estabelecer uma relação humano-animal de estimação com o pássaro, para que ele nunca se sinta sozinho ao ver que alguém está por perto. Não é muito difícil, mas requer um pouco de paciência.

Que tipo de doenças pode ter?

Entre uma das primeiras causas de mortalidade dessas aves em cativeiro estão as doenças, principalmente por descuido dos proprietários. Esta é a lista das doenças mais comuns destas aves.

  • Coccidiose: Regra geral, surge quando se consome alimentos ou água contaminados pela saliva de animais doentes. O pintassilgo terá diarreia com sangue, perderá peso, um fluxo de gosma sairá do bico e alguns dias após o aparecimento dos sintomas ele morrerá. Para evitá-lo, é melhor limpar e desinfetar a gaiola periodicamente.
  • Colibacilose: Via de regra, é causada pela ingestão de alimentos e líquidos contaminados, fazendo com que a ave perca o apetite, tenha diarreia verde e tenha um caráter mais opaco. Normalmente pode ser tratado com medicamentos. A mortalidade não ultrapassa 50% dos casos, mas pode ser transmitida ao homem, por isso é preciso ter muito cuidado.
  • Enterite: A inflamação intestinal faz com que a ave fique seca, por isso ela começará a beber muito, embora perca o apetite. Ele ficará apático com o dono e dormirá quase o tempo todo. Geralmente é causada por parasitas, ingestão de alimentos de má qualidade ou infecção. Pode ser curado com antibióticos.
  • Falsa muda: Os pintassilgos trocam de pele uma vez por ano, mas de repente você pode ver que suas penas estão caindo no verão. Geralmente, isso se deve à falta de higiene ou a um erro na alimentação. Você tem que dar a ele um multivitamínico na água.
  • Parasitas externos: Se a gaiola ou o que é alimentado não for bem cuidado, o pintassilgo pode ter parasitas externos como ácaros ou piolhos. Nestes casos é necessário usar um pulverizador para eliminá-los.
  • Pneumonia: Lembre-se que ao localizar a gaiola do pintassilgo deve-se evitar que ele fique em uma área com fortes correntes de ar. Se você cometer esse erro, a ave começará a ter problemas para respirar com muito muco nas narinas, respirará com o bico aberto e ficará como se estivesse desligado. Ele deve receber calor e um antibiótico para se recuperar.
  • Salmonelose: Regra geral, contraem esta doença quando comem alimentos ou água infectados (ou quando os alimentos ficam no comedouro há muito tempo). Também é transmitido através do contato com aves infectadas. Dentre os sintomas, o mais comum é a diarreia abundante. A morte da ave e a transmissão ao homem são possíveis. Você deve ir ao veterinário para impor o tratamento imediatamente.
  • Vermes: Sim, as aves também podem ter vermes, como cestóides ou lombrigas. Eles aparecem especialmente devido à má limpeza da gaiola. Entre os sintomas, você perderá o apetite, o que o levará a perder peso, ficará cansado e suas fezes apresentarão pequenas partículas brancas. Você terá que conversar com o veterinário para tratá-lo.
  • Difteria: É uma doença fatal que se transmite pelo contato direto com outro espécime infectado. As penas perderão a cor, terão diarréia, terão dificuldade para respirar e podem muito bem acabar morrendo. Somente um veterinário experiente poderá ajudar a ave a sobreviver.
  • Acariose das pernas: Nas pernas começarão a aparecer crostas ásperas com tons acinzentados e deformações. O normal é que a causa seja devido à má limpeza do fundo da gaiola, por isso devem ser aplicadas pomadas especiais para ajudar a eliminá-los.
  • Cistos: O normal é que se um pintassilgo tem cistos é porque os herdou de um dos pais. Entre os sintomas, você começará a apresentar um inchaço subcutâneo nas costas e nas asas. Eles precisam ser removidos, mas apenas um veterinário muito experiente pode fazer isso.

Quero que meu pintassilgo se reproduza, o que preciso saber?

Em primeiro lugar, lembre-se que manter uma fêmea em cativeiro, a menos que tenha sido obtida a autorização adequada, é crime. A segunda coisa é que os pintassilgos podem procriar duas vezes por ano, em meados de março-abril e depois na primavera. É raro que se reproduzam três vezes no mesmo ano, mas não impossível.

Para facilitar a reprodução de um casal, o melhor é colocá-los em um módulo separado, com um grande ninho de madeira para que tenham um pouco de privacidade. Após a cópula, a fêmea passa de 6 a 10 dias no ninho até colocar 5 ou 6 ovos brancos, embora alguns possam apresentar tonalidades vermelhas. Feito isso, o processo de incubação da fêmea terá início entre 12 e 15 dias, período em que ela é alimentada pelo macho.

Quando os filhotes nascem, não possuem penas, são surdos e cegos, por isso são alimentados pelos pais até os 15 dias de idade, quando já obtêm a plumagem, podendo ser transferidos para uma gaiola independente. se for desejado. É na muda de outono que obtêm a plumagem definitiva.