Skip to content

Periquito australiano

pequiquito australiano

A Austrália é um país com grande diversidade e abundante vida selvagem. Mas das suas muitas espécies de aves, há o periquito-australiano, que é geralmente conhecido como periquito-comum.

Onde vivem normalmente os periquitos-australianos?

Por falar em periquitos australianos, estamos a referir-nos a uma ave endémica da Austrália, também conhecida pelo seu nome científico Melopsittacus undulatus, coloquialmente conhecida pelo nome de “periquito“.

É uma espécie bastante popular em todo o mundo, conseguindo tornar-se uma das aves favoritas para ter como animal de estimação, entre os fatores mais importantes para isso estão o seu canto e o seu pequeno tamanho. Mesmo em certas áreas, eles superaram animais como cães e gatos quando se trata de tê-los como companheiros.

Sua aparência física, como é o periquito australiano?

Os periquitos-australianos são uma espécie de ave de pequeno porte, em geral medem cerca de 18 cm da cabeça até a ponta da cauda, cujo peso seria de cerca de 35 gramas. Esta variedade selvagem é geralmente caracterizada por ter partes inferiores lisas verde-claras, uma cabeça amarela bastante característica e uma faixa preta nas costas. Quando se fala de sua garganta e testa, elas são amareladas suaves, com manchas roxas marcadas em sua bochecha e três manchas pretas circulando de cada lado da base da garganta.

A cauda é de cor cobalto com manchas amarelas no centro de cada uma das penas laterais. As asas de voo são preto-esverdeadas, as coberturas são escuras com bordos amarelos e manchas amarelas no centro, visíveis quando abre as asas. O seu bico curvo e virado para baixo é verde-acinzentado, enquanto as suas patas são cinzento-azuladas.

O periquito australiano não é reconhecido como uma subespécie, pelo que a grande variedade de exemplares que se pode encontrar nas lojas de aves ou nos veterinários é o resultado da tentativa do homem de reproduzir a espécie.

Podemos distinguir o sexo da ave através de um ligeiro dimorfismo sexual que se verifica na espécie, principalmente na cera (que se encontra na parte superior do bico, à volta das narinas). No caso dos machos, quando são adultos, estes são completamente azuis, mas as fêmeas são de outra cor, principalmente cor-de-rosa, que pode variar consoante o seu estado de cio. Quando estas aves são jovens, ambos os sexos têm uma tonalidade rosada, arroxeada.

Para além disso, a idade da ave é identificada pelas linhas da testa. Quando os periquitos são jovens, estão cobertos de linhas, enquanto os adultos têm uma testa lisa. Outro facto importante é que os periquitos jovens têm uma cor menos intensa nas suas penas, que vão ganhando cor à medida que mudam de penas.

O que devemos saber se o quisermos ter como animal de estimação?

Não é uma ave que cause demasiados problemas, sendo possivelmente o animal de estimação ideal para pessoas que nunca tiveram ou cuidaram de uma ave. Pode viver cerca de 4 a 6 anos em cativeiro, mas alguns exemplares podem viver mais de 10 anos, o que depende sobretudo de factores como a genética, as doenças e a qualidade de vida da ave.

O que é que o periquito australiano come?

A sua alimentação é constituída principalmente por sementes, sendo as principais o canário e o painço, complementadas por outras sementes como o milho e o cânhamo. Não custa nada dar-lhes também alguns legumes, como alface, cenoura e espinafres. Isto pode fortalecer o organismo da ave. Também é bastante aconselhável dar alguma fruta, como maçãs, mas sempre com precaução.

Desfruta comendo outros tipos de alimentos, como pão ou biscoitos. Embora estes alimentos possam ser bons para eles, devemos evitar outros muito prejudiciais, como o abacate, a salsa ou o chocolate, pois são muito tóxicos para este tipo de aves. Se quisermos reforçar o seu sistema imunitário, um pouco de complexo vitamínico na água será sempre útil.

periquito australiano

A colocação da gaiola é outro dos aspectos mais importantes, uma vez que lhe permitirá viver mais tempo. Um erro grave que os criadores novatos cometem é colocar a gaiola na cozinha ou num balcão, na varanda. Colocá-lo numa varanda vai stressá-lo, e estar na cozinha vai expô-lo aos fumos tóxicos dos cozinhados. O melhor lugar para a sua gaiola é a sala de estar ou uma zona da casa com muita atividade.

É um animal que pode ser treinado para se apoiar no seu dedo ou na sua mão, mas tenha cuidado ao tentar fazê-lo sair da gaiola, porque é um animal que está habituado a estar na natureza e será difícil para ele regressar. Se ele fugir, é importante não tentar agarrá-lo ou gritar com ele. Basta manter a gaiola aberta com alguns dos seus petiscos preferidos e ele voltará sozinho.