
Indiscutivelmente, é de conhecimento público que a Austrália possui uma das faunas mais diversas do mundo, especialmente quando se trata de aves. Isso inclui os papagaios, sendo que o papagaio australiano é, sem dúvida, um dos mais famosos do mundo.
Que conhecimentos temos sobre esta ave?
O Alisterus scapularis, ou papagaio australiano como é comumente conhecido, embora seja endêmico do continente australiano, foi introduzido com sucesso em diferentes partes do mundo.

Adora viver em florestas úmidas, geralmente encontradas em regiões altas do continente, como florestas de eucaliptos, mas também podem ser vistos em selvas das zonas tropicais e subtropicais.
Uma ave incomparável, tanto em aparência quanto em temperamento
É provavelmente uma das aves mais apreciadas pela comunidade da avicultura. Para começar, seu grande tamanho, podendo pesar até 600 gramas e medir 42 cm de comprimento. Além disso, é uma ave que apresenta um claro dimorfismo sexual.
Entre as diferenças mais notáveis, os machos têm a cabeça, o peito e as partes inferiores do corpo de cor vermelha, com uma faixa azul na parte posterior do pescoço, que separa a área vermelha da azul nas costas, na cauda e nas asas. Eles também têm uma faixa de cor clara nos ombros e a região do uropígio é de uma tonalidade azulada. Sua mandíbula superior é de cor laranja-avermelhada com a ponta preta, enquanto a parte inferior é preta com uma base laranja.

As fêmeas, por outro lado, têm a cabeça e o peito de cor esverdeada, mantendo um tom azul em algumas partes do corpo, enquanto possuem um bico acinzentado e a faixa nos ombros é menor. Quando jovens, seus olhos são castanhos e o bico é amarelado. Outro detalhe é a cor das penas, que se assemelha ao das fêmeas. A principal diferença começa a ser notada após a primeira muda, no primeiro ano de vida.
Essa espécie possui uma subespécie chamada Alisterus scapularis minor, que é muito semelhante à nominal, mas de menor tamanho, pelo menos 5 cm menor. Além disso, essa mutação carece da melanina necessária que dá cor às penas, resultando em uma coloração mais laranja ou amarela.
E é possível tê-lo como animal de estimação?
Na Austrália, essa ave é tratada como um animal de companhia. Entre suas principais características estão o fato de ser uma ave silenciosa e de temperamento tranquilo, sendo uma das melhores companheiras que se pode desejar. No entanto, fora do continente australiano, elas são frequentemente usadas para reprodução em aviários ou lojas veterinárias.
Não é agressivo e não se incomoda em viver rodeado de outras aves, o que o torna o pássaro ideal para reprodução em aviários. Seu aviário deve ser quadrado ou retangular, e é preferível mantê-lo no exterior em vez de dentro de casa. Embora não haja muitos problemas para quem queira tê-lo solto pela casa.

Como outros membros da mesma família, sua alimentação é composta principalmente por sementes, sempre procurando evitar as gorduras, assim como frutas e verduras. Se decidirmos dar-lhe esses alimentos, eles devem estar sempre lavados e frescos, para evitar possíveis vermes ou parasitas.

Para conseguir que se reproduzam, devemos ter uma gaiola de grande tamanho, além de um espaço amplo para o ninho, pois costumam colocar 5 ovos, que são incubados pela fêmea durante pelo menos três semanas até que os ovos eclodam e nasçam os filhotes. Um mês depois disso, devemos separá-los dos pais para que vivam em um módulo com os outros filhotes. Após completarem três a quatro meses de vida, é necessário dar-lhes uma pasta de cria.