Skip to content

Flamingo Chileno

flamingo chileno

O flamenco chileno é uma ave única que deslumbra pela sua pureza no mundo do flamenco.

Onde vive o flamenco chileno:

É óbvio, mas além do Chile, você pode encontrar esta maravilhosa ave em toda a América do Sul, sendo encontrada no Peru, Chile, Equador, Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Se olharmos para o Chile, ele está localizado desde a região de Arica e Parinacota até a Terra do Fogo. Vive em águas rasas, doces ou salgadas, desde a costa até 4.800 metros acima do nível do mar, por isso é muito mais abundante nos extremos do país.

Morfologia e características do Flamenco Chileno:

Esta ave pertence à família Phoenicopteridae, da ordem Phoenicopteriformes.

Seu comprimento está entre 80 e 120 cm. e pesa entre 6 e 7 quilos. Possui plumagem rosa claro, com áreas mais escuras próximas à cauda. Suas asas são rosadas, pretas primárias e secundárias. O bico é grande, largo, curvado para baixo, de cor clara na parte mais próxima da cabeça e preto na parte mais extrema. Tarso branco-azulado com joelhos e pernas vermelhos. Olhos amarelos.

Os exemplares mais imaturos e juvenis apresentam tons acastanhados e patas castanhas.

flamingo chileno

O que é esse Flamenco?

Como o resto dos flamingos, alimenta-se de pequenos invertebrados e plantas aquáticas. Seu bico especializado possui caracteristicamente lamelas (lamelas filtrantes) em sua borda. Ao encher o bico com água e expulsá-lo com a língua, o alimento nele fica retido, por isso se alimenta filtrando microrganismos, nas águas interiores retirando o sedimento com as patas, descrevendo um círculo, como uma dança.

Os pequenos flamingos nascem com penas cinzentas, tornando-se rosadas à medida que comem plâncton animal e vegetal, que contém pigmentos carotenóides que dão a cor rosa quando ingeridos.

Quando e como é reproduzido?

O Flamingo Chileno é uma espécie monogâmica, mas precisa cortejar, nidificar e cuidar de seus filhotes na companhia de outros flamingos. Os jovens podem nascer em qualquer época do ano, mas os indivíduos parecem preferir a primavera devido à abundância de recursos.

Quando atinge a maturidade sexual, por volta dos 6 anos de idade, um flamingo pode começar a acasalar. O namoro (processo de atração do sexo oposto) acontece em grandes grupos. A galera se reúne em um local específico e começa a executar movimentos para exibir seu corpo, suas penas, suas cores. Para que a reprodução seja bem-sucedida, é necessário que uma colônia tenha pelo menos 15 a 18 indivíduos. Todos os outros acasalam para que a postura dos ovos aconteça ao mesmo tempo.

Os ninhos são feitos em lagoas andinas rasas e solitárias (entre 2.000 e 4.800 metros acima do nível do mar), onde o casal constrói um ninho de lama em forma de xícara, a fêmea coloca um ovo branco (tamanho médio aproximadamente 93×52 milímetros), e ambos. revezem-se na incubação por 26 a 31 dias. Aos 5-8 dias de vida, os filhotes se separam do ninho e passam a viver em “berçários”, locais onde se instalam mais filhotes.

Realizam a maior parte de suas atividades sociais durante o dia, por isso são considerados animais diurnos. Eles passam muito tempo alisando e cuidando das penas, pois nas regiões onde vivem enfrentam um clima mais frio que o dos flamingos caribenhos.

Estado de conservação:

Infelizmente, o Flamenco chileno está quase ameaçado na categoria internacional da IUCN. Algumas das principais ameaças que afectam esta espécie são a recolha de ovos, a extracção de água para irrigação, a actividade mineira, a caça e o turismo, o que prevê um declínio populacional moderadamente rápido nas próximas 3 gerações.

O flamingo chileno é uma das seis espécies de flamingos que existem no mundo e uma das três espécies que existem no Chile: a parina grande (Phoenicoparrus andinus) e a parina pequena (Phoenicoparrus jamesi).