Skip to content

Beija-flor

Quem nunca se interessou pelo fantástico mundo dos beija-flores? Não é à toa, porque vê-los é fantástico e são muito bonitos de se ver. Certamente se você descobrir mais sobre essas aves e a quantidade de espécies que existem, ficará sem palavras.

Tipos de beija-flor

O que é um beija-flor?

O beija-flor é mais conhecido pelo nome de troquilinos e é uma subfamília dos trochilidae. Geralmente são conhecidos como beija-flores, mas também são chamados de quindes, tucusitos, beija-flores, ventosas ou ventosas.

Eles são nativos do continente americano. No passado foram fortemente caçados e mortos para enfeitar os chapéus das mulheres nobres, o que certamente levou ao extermínio de diversas espécies.

Beija-flor-eremita-de-dorso-listrado

São as menores aves do mundo, medindo entre 5 – 10 cm para a grande maioria. Porém, existe o que se conhece como beija-flor gigante, que mede 25 cm de comprimento. Além disso, destacam-se pela bela coloração, um dos principais motivos pelos quais foram caçados. Outra de suas características fantásticas é o bico longo. O beija-flor bico-de-espada é o exemplar com o bico mais longo da espécie, medindo 10 cm de comprimento.

Como vive um colibri ou un beija-flor?

A verdade é que o tipo de vida que o beija-flor leva dependerá muito da espécie a que pertence. A maioria deles tende a ser aves bastante sedentárias, que não gostam que outros beija-flores entrem em seu território.

Muitos casos foram encontrados de beija-flores que morreram em confrontos por territórios. Eles gostam de defender seu local de alimentação. Os machos não são muito bons pais, pois não acasalam com uma única fêmea, mas podem chegar a dez em cada temporada de fila e é a fêmea quem se encarrega de cuidar dos ovos e dos pequeninos depois de terem nascido. nascer. .

Eles também podem ser bastante violentos com os humanos. Vários casos foram documentados de pessoas que foram atacadas por este tipo de ave, principalmente quando viram a sua área de alimentação em perigo.

Curiosamente, alguns beija-flores vivem em jardins humanos, alimentando-se de suas plantas ou sobrevivem graças aos comedouros que as pessoas fazem para eles.

Qual é a expectativa de vida de um beija-flor?

A verdade é que a expectativa de vida de um beija-flor é bastante variada. A média é de 5 anos, mas em alguns casos foram detectados exemplares que atingiram os 10 anos.

beija-flor

Aqueles que vivem em áreas urbanizadas correm maior risco de morrer jovens. Principalmente porque são uma das presas mais comuns dos gatos vadios ou domésticos que os caçam em parques e jardins.

É fácil diferenciar o homem da mulher?

Ser capaz de diferenciar o beija-flor macho da fêmea pode ser difícil. Em alguns espécimes, quase não há diferença entre eles, então você só pode usar testes de DNA para descobrir o sexo.

Porém, via de regra a fêmea carece de alguma cor que o macho possui ou apresenta tons mais escuros em suas penas. Em outras ocasiões, a fêmea costuma ser um pouco maior que o macho, cerca de 5% maior.

Você poderia ter um beija-flor como animal de estimação?

Geralmente, o beija-flor é um símbolo relacionado à liberdade. Em alguns países é proibido possuí-lo como animal de estimação, mas não é incomum encontrar nas ruas exemplares jovens e que sofreram algum acidente.

Nestes casos é bom ajudá-los a ficar mais fortes. Os beija-flores precisam viver em uma gaiola espaçosa para ter espaço para voar, com alguma vegetação. Eles devem ter água doce e uma dieta composta por insetos terrestres para receber proteínas.

Eles tendem a se estressar com muita facilidade ao perceberem que estão privados da liberdade de voar para onde quiserem, por isso a gaiola tem que ser grande. Depois de recuperados, devem ser libertados. Por se estressarem facilmente, não é uma boa ideia abordá-los para incomodá-los com frequência. Você também não deve colocar a gaiola em um local com muita atividade. Também não é bom para ele ficar ao ar livre, pois saber que não pode sair da jaula pode causar grande depressão.

Não é necessário manter esta ave confinada para mantê-la como animal de estimação. Na verdade, algumas pessoas têm beija-flores em seus jardins com os quais mantêm um relacionamento muito bom. É verdade que os beija-flores se alimentam principalmente do néctar que extraem das flores, mas existem outras formas de atraí-los.

O mais comum é usar um bebedouro com água com açúcar. Para isso, misture quatro xícaras de água com uma xícara de açúcar, deixe esfriar e pinte em um bebedouro pendurado em boa altura e de cor viva. De vez em quando deve ser lavado, para evitar que o beija-flor seja vítima de alguma infecção ou doença. Outras pessoas deixam comedouros com néctar para eles, para que não precisem extraí-lo das plantas.

É possível treinar um beija-flor?

Certamente você já viu alguns vídeos em que os beija-flores são vistos prestando atenção às ordens que um humano lhes dá. Isso responde à sua pergunta: é possível treinar um beija-flor.

Porém, como os beija-flores são uma espécie de ave que costuma gostar de liberdade e é cruel tê-los trancados em uma gaiola, são poucos os casos em que um deles foi domesticado. Eles não são pássaros tão pacientes quanto os papagaios ou os agarpônios. Mas se você se acostumar com a pessoa, ela pode ser bastante amigável.

Em que consiste alimentar um beija-flor?

A dieta dos beija-flores consiste principalmente no néctar que extraem das flores. Eles fazem isso para obter calorias que lhes permitam voar e bater as asas nessa velocidade. Isso também auxilia na polinização dos quadrados, pois eles distribuem seu pólen de flor em flor. Na verdade, é graças a essa pequena tarefa que o beija-flor realiza que muitas espécies de flores conseguem sobreviver.

A dieta desta ave é rica em açúcar, o que permite o estilo de voo que exige grande consumo de energia. Eles são especialmente atraídos por flores vermelhas ou laranja.

beijaflor

É verdade que seu principal alimento é o néctar, mas não podem se alimentar apenas de açúcar. Eles também requerem muita proteína. É por isso que 20% de sua dieta é composta por pequenos insetos. Eles os caçam principalmente nas folhas das árvores ou em seus troncos, como formigas ou minhocas. Ele também pode se alimentar de insetos que captura na hora, como vespas e abelhas, especialmente se estiverem tentando roubar sua fonte de alimento.

Em raras ocasiões, ele se alimenta de seiva de árvores. Porém, se um pica-pau fez uma abertura por onde sai, aproveitará para se alimentar dele.

Como os beija-flors se reproduzem?

A verdade é que se poderia dizer que o beija-flor é uma ave muito egoísta no que diz respeito à reprodução. Para despertar o interesse da fêmea, ele realiza uma dança e, caso ela se interesse, ele dará início ao processo de acasalamento.

A fêmea, depois de fecundada, constrói um ninho em forma de taça, forrado internamente com teia de aranha, algodão, líquen e musgo, em arbustos baixos. Os ovos que costumam ser postos são apenas dois, raramente há postura de três, com diferença de um dia de cada um.

ninho de beija-flor

Esses ovos são chocados pela fêmea por cerca de 14 a 19 dias. A mãe alimenta os filhotes por três ou quatro semanas. Durante esse período, a fêmea pode sair e retornar ao ninho até 140 vezes ao dia para alimentar seus filhotes. Os pequenos não saem do ninho imediatamente, mas podem demorar até quase dois meses para sair. Aos dois meses já são suficientemente autónomos após um mês de vida, mas nessa altura voltam ao ninho à noite, porque é onde se sentem mais seguros, e não procurarão um novo lar até aos dois meses de idade. .

Qual é a sua relação com o ser humano?

A verdade é que os beija-flores são uma das aves mais populares do mundo e muitas pessoas os adoram. Antigamente, talismãs em forma de beija-flores eram usados ​​como símbolo de força. Tornaram-se também símbolos de energia e trabalho em muitas culturas, como uma representação de que “um grupo capaz de trabalhar em equipa será capaz de alcançar grandes coisas”.

Em tempos de guerra, o papel do beija-flor era diferente. Para os homens, era uma representação para proteger seu povo. Como o bico era considerado algo “muito forte”, passou a ser associado a armas e derramamento de sangue. O deus da guerra e do sol, Huitzilopochti, da cultura Ohlone, segura um beija-flor na mão esquerda. Este deus trouxe o dom do fogo à Terra para os seres humanos. Com isso, as pessoas acreditam que o beija-flor é um símbolo de proteção.

beija flor

Em outras histórias, como a da arca de Noé, indicam que foi um beija-flor e não uma pomba que encontrou terra. Isto é explicado na lenda Pima, embora a história da pomba seja a mais popular. No mundo da animação também tem sido um pássaro que tem sido utilizado para cativar as crianças, em adaptações como Cinderela e Pocahontas, refletindo um tipo de pássaro que se sentiu atraído por uma bela heroína.

As principais causas de mortalidade de um beija-flor

Infelizmente, a expectativa de vida de um beija-flor não é muito alta, principalmente se viver em estado selvagem. Uma das principais causas de morte que os especialistas associam é a possibilidade do beija-flor sofrer de diabetes.

O beija-flor cobre 80% de sua dieta com o açúcar que obtém do néctar das flores, o que lhe permite mover as asas com muita rapidez e bater daquela maneira peculiar de um lado para o outro. Mas isto também é muito perigoso para eles e, na maioria dos casos, causa a morte numa idade muito jovem.

A segunda causa de morte é o abandono dos filhos pelo pai. Na espécie de beija-flor quem tem que cuidar do ninho é a mãe, e isso muitas vezes faz com que ele fique vazio e desprotegido. Diante disso, são muitos os predadores que aproveitam a situação para se apoderar de alguns dos filhotes para se alimentar deles.

As batalhas entre outros beija-flores são outra das principais causas de mortalidade desta espécie. Por serem aves tão territoriais, os confrontos entre as aves são muito típicos, e isso faz com que um dos dois fique gravemente ferido ou, na pior das hipóteses, morra durante aquela batalha.

beija-flor

O gato é um dos principais predadores dessas aves. Eles aproveitam quando estão empoleirados nas árvores para atacá-los e matá-los. Geralmente muitos gatos não comem beija-flores, mas vê-los esvoaçantes e o movimento que fazem chama sua atenção, por isso tentam caçá-los.

Outras aves também são seus piores inimigos. Um exemplo é o falcão, uma das aves com melhor visão e velocidade incrível. Se um beija-flor se tornar alvo de um membro desta espécie, ele terá muito poucas chances de escapar depois de detectado.

Em algumas regiões existe o que é conhecido como Blue Jay, uma espécie de ave conhecida por se alimentar de pequenas espécies de beija-flores. As cobras também podem ser um de seus maiores inimigos, principalmente porque sobem em árvores e se misturam ao ambiente, deslizando silenciosamente para não detectar sua presença. Sua dieta consiste principalmente nos ovos que os beija-flores deixam nos ninhos, mas também atacam pássaros.

O louva-a-deus é outro predador natural desses pequenos pássaros, confundindo-se com o ambiente e aproveitando quando um beija-flor pousa perto dele para atacá-lo. Por ser uma ave com movimentos muito calculados, é capaz de atacar em velocidade majestosa, podendo levar vários dias para se alimentar completamente de um beija-flor, por isso é considerado um alimento tão valorizado.

Espécies menores de beija-flores são o alvo perfeito para aranhas grandes. Eles criam teias para que o beija-flor fique preso, enquanto outros os atacam surgindo do nada e injetam seu veneno para imobilizá-lo e assim devorá-lo. Sim, é verdade que um beija-flor pode se alimentar de abelhas e vespas, principalmente se elas vierem até sua área de alimentação, mas não são incomuns os casos em que esses insetos conseguem matar um beija-flor e se alimentar dele.

Os humanos são outra das principais causas de morte destas aves. É verdade que não são muitas as pessoas que matam estas aves por prazer, mas são elas as responsáveis ​​pela desflorestação do habitat desta espécie, bem como pela destruição dos seus ninhos.

Onde costumam viver os beija-flor?

Os beija-flores costumam se instalar em áreas arborizadas, geralmente próximas a áreas ricas em fauna floral, e vivem escondidos nas fendas das pedras ou no interior dos troncos das árvores.

beija flor verde

Em algumas ocasiões tendem a se aproximar de áreas urbanizadas, onde interagem com a fauna floral da região, principalmente em jardins e parques públicos. Esses tipos de beija-flores são os que melhor se adaptaram ao desmatamento de suas casas.

O que fazer se você tiver um beija-flor em seu jardim?

Só porque você não pode ter um beija-flor como animal de estimação não significa que não possa tê-lo como companheiro de casa. Muitas pessoas que possuem casas com jardins gostam da companhia dessas aves. Ou, sabendo que moram nas proximidades, constroem uma fonte de alimento para eles.

  • Agora, se você perceber que tem um perto de sua casa, o que deve fazer?
  • Nunca tente caçá-lo. Os beija-flores são pássaros muito ariscos e não gostam que ninguém tente capturá-los. É melhor deixar isso em paz.
  • Você pode construir um bebedouro com água com açúcar ou um pouco de néctar. O pássaro vai gostar.
  • Não tenha medo de que ele se aproxime de suas plantas. Pelo contrário, o ideal é que o beija-flor passe de um para o outro porque isso o beneficia.
  • Não se aproxime dele por trás nem tente surpreendê-lo, isso pode fazer com que ele se assuste e ataque você.
  • Se notar que ele está ferido, leve-o para dentro de casa e deixe-o em um local onde não seja incomodado, com uma pequena caixa-ninho. Alimente-o com um pouco de néctar e água com açúcar até que ele se recupere.
  • Você pode construir uma casinha para ela, mas é raro que os beija-flores queiram morar nela. No entanto, houve muitos casos.
  • Se você tem gatos e eles costumam sair para o jardim, fique de olho neles, pois a vida do beija-flor pode estar em perigo.
  • Aproveite para que seus filhos conheçam e observem esta ave, pois isso os ajudará a aprender muito sobre ela.