Skip to content

Pombo Zurita

pombo zurita

Certamente em algum lugar você já ouviu falar do pombo Zurita, um dos mais queridos pelos columbófilos. Você gostaria de aprender algo interessante sobre este pássaro? Bem, continue lendo!

Uma espécie bastante difundida

É conhecido pelo nome científico de columba oenas, e é uma ave bastante difundida na Europa, Ásia Ocidental e em Marrocos, sendo bastante semelhante à versão doméstica do pombo-das-rochas, mas de tamanho menor.

Em Espanha existem pequenas colónias em todos os tipos de ambientes, exceto nas Ilhas Baleares. Parece que preferem viver em áreas planas com culturas ao seu alcance, onde obtêm facilmente alimentos. Não é comum vê-los vivendo em áreas de alta montanha.

É tão diferente do pombo bravía?

Alguns podem confundir fisicamente com bravura, mas a verdade é que é diferente. Para começar, é uma ave menor, medindo 30 cm de comprimento, com plumagem cinza uniforme, inclusive na parte inferior das asas, exceto nas penas de voo e na ponta destas, que possuem um tom enegrecido.

Os únicos toques de cor que se encontram em sua plumagem são a iridescência, que é verde ou roxa, dependendo da incidência da luz. Seu bico é avermelhado com ponta amarela, olhos pretos, enquanto os demais pombos têm olhos amarelos ou laranja.

A maior diferença que tem com o bravo, assim como com o doméstico, é a alcatra, que é cinza e não branca como as demais. Também faltam as duas listras escuras nas asas, que no seu caso são mais finas, e o bico é avermelhado e amarelo, enquanto os pássaros valentes têm as enegrecidas. Outros podem confundi-lo com um pombo torcaz, mas é fácil diferenciá-lo porque não possui listras brancas na região do pescoço e as asas dos pombos torcazes são menores.

Além disso, duas subespécies são reconhecidas:

Columba oenas oenas: A espécie nomeada que foi descoberta em 1758 e é encontrada no Paleártico ocidental.
Columba oenas yarkandensis: Foi descoberta em 1908 e pode ser encontrada no Cazaquistão, Uzbequistão e oeste da China.

Algum fato interessante sobre este pássaro?

A dieta do pombo Zurita consiste principalmente em matéria vegetal, preferindo brotos tenros e mudas. Mas também pode ser visto alimentando-se de sementes, insetos e pequenos invertebrados, como vermes, que os bica do solo. Em alguns períodos pode ser alimentado com bolotas e pinhões. Louro, espinheiro, cereais e leguminosas costumam constituir sua dieta principal.

Quando vão procriar é normal que construam o ninho nos buracos de árvores velhas, sem fornecer muito material para o ninho. Foram observados, em algumas ocasiões, construindo seus ninhos em tocas de coelhos, ruínas antigas ou entre sebes e hera, mas também podem nidificar em caixas-ninho. Geralmente não fazem ninhos próximos um do outro, respeitando o território um do outro.

pombo zurita

Em cada ninhada, os pombos Zurita podem pôr até 3 ovos durante os dois meses de criação, entre março e setembro. A incubação é realizada por ambos os pais durante duas semanas e meia. Demora cerca de um mês para os filhotes aprenderem a voar e sair do ninho.

Não parece ser uma ave muito habituada ao contacto com humanos, embora muitos avicultores a tenham entre as aves do seu pombal. Eles geralmente gostam mais de estar com sua própria espécie do que compartilhar espaço com pássaros de outras raças.